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Marketing Digital para Clínicas Odontológicas

marketing digital para clínicas odontológicas

Você sabe como fazer Marketing Digital para clínicas odontológicas? Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Marketing Odontológico

Hoje em dia, a internet está presente em nossas vidas que já não conseguimos ficar sem ela. Utilizamos para coisas simples e até as mais complexas, afinal a internet está presente em todos os momentos da nossa vida, desde contatar um dentista ou até mesmo criar um sistema que permite as pessoas realizarem agendamentos a consultas e avaliações.

Muita coisa mudou na nossa vida, e todos estão conectados, do mais novo ao mais velho, a internet está ao alcance de todas as gerações. E viver conectado alterou nosso processo de conexão com as pessoas, processo de vendas e alcance de pessoas.

As pessoas procuram resolver seus problemas pesquisa na internet, e procuram produtos e serviços pelas redes sociais e outros canais digitais como o google, e a pesquisa por preço é um dos requisitos, mas na odontologia não tem como saber valores, mas temos como fazer com que as pessoas percebam os nossos valores e facilitar a jornada de comprar e o protocolo do dentista.

O conjunto de ações e informações realizadas por canais digitais com objetivo de promover clínicas e seus serviços chamamos de marketing odontológico.

Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

O que é Marketing Digital

Hoje em dia, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).

A isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

O Marketing surgiu na década de 1990, e a tecnologia e a internet mudou a forma de realização a promoção de empresas e negócios, nascendo o Marketing Digital. E o Marketing Digital foi se expandindo para vários negócios como à área da saúde, e os canais digitais foram incluídos na jornada de compra das pessoas e pacientes.

A jornada de compra das pessoas em uma clínica mudou muito de alguns anos atrás, pois hoje a decisão das pessoas para visitar uma clínica é impactada através da promoção da clínica na internet e o seu posicionamento digital.

Através de uma pesquisa na internet ou redes sociais, você consegue saber tudo sobre a clínica, referências, sem a necessidade de ligar para ter mais informações, pois muitas as vezes as informações estão claras e abertas para as pessoas consultarem e facilitar o processo de comprar e visita a clínica.

 A internet se torna parte na jornada de compra dos pacientes, entendemos que mais de 50% das pessoas já chegam nas clínicas decididas e com algumas referências da sua clínica, mesmo antes de chegar no dentista.

Fazer o Marketing Digital para sua clínica, é a oportunidade de ganhar visibilidades e de fazer parte de milhares de oportunidades existentes e integrar a jornada de compra do paciente.

Estratégias de marketing digital como E-mail Marketing, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Prospecção de Pacientes Digital, Google ADS impactar nos resultados e na jornada de compra dos pacientes.

Entende como você pode crescer e que dados apontam informações relevantes.

  • 1,6 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas na internet (Fonte: Facebook.com)
  • Mais de 1 bilhão de contas do Instagram em todo o mundo estão ativas todos os meses (Fonte: Instagram.com)
  • 1,2 milhões de empresas anunciam no display do Google ADS (Fonte: Google.com)
  • 70% das empresas investem em marketing de conteúdo (Fonte: Content Trends)
  • 60% dos consumidores tem uma imagem positiva da marca depois de consumir conteúdo (Fonte: Imedia Connection)
  • 72% das empresas aumentaram as vendas ao investir em Inbound Marketing (Fonte Hubspot)

Clínicas que possuem um site e um blog tem 19 vezes mais chances de conquistar um ROI positivo.

Como fazer Marketing Digital para Clínicas Odontológicas.

Se você, dentista não usa nenhuma destas estratégias que vou mencionar abaixo, você precisa reavaliar os impactos que você quer causar na jornada de compra dos pacientes. São elas:

  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Consultoria de prospecção ativa de pacientes;
  • Google ADS;
  • Google Meu Negócio;
  • SEO;
  • Site ou Landing page;
  • Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdo personalizados para seu cliente, esse método de marketing se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso.

Escreva conteúdos que tragar realmente informações valiosas relacionadas aos tratamentos odontológicos que sua clínica oferece, dores e dúvidas relacionadas aos pacientes que você atende.

Pergunte aos seus pacientes sobre quais assuntos eles gostariam de ler ou saber. E com base nas suas respostas crie artigos para postar em seus blogs e canais de comunicação, transmitindo seus conteúdos.

Mas escrever conteúdos é Marketing Digital?

Faz parte do marketing digital e é um processo importante para a jornada de compra do paciente, pois várias decisões dos pacientes são tomadas por informações e conteúdos visto por eles, antes da sua tomada de decisão. A internet fez com que o marketing de conteúdo seja fundamental nos dias de hoje e pessoas impactadas todos os dias com informações.

Os pacientes querem resolver seus problemas, então quando surge uma dor de dente, ele faz uma pesquisa nos canais digitais para saber o que é e o que pode ser, neste momento a informação circula na rede mundial de internet e o paciente pode se deparar com o seu conteúdo escrito pela sua clínica ou pelo dentista e isso o faz procurar você ou ligar para você para agendar uma avaliação.

Exemplo de como escrever:

Como você tem uma clínica odontológica, muitas das vezes você quer escrever sobre sua clínica, o que você tem, as vantagens e os benefícios, mas deve pensar em escrever conteúdos que faça com que o paciente chegue até a sua clínica.

O que o paciente vai pesquisar ante de chegar na sua clínica?

Escreve conteúdos relacionados a tratamentos, dores, sintomas. Dê um direcionamento ao paciente para que ele saiba o que fazer e descubra a informação que ele precisa através do seu conteúdo. Assim quando eles pesquisarem na internet seu conteúdo vai aparecer para ele.

Produza conteúdos como:

– Artigos para o seu blog

– Vídeos explicativos de tratamentos

– E-books

– Webinars

– Infográficos

– Lives

Existem ferramentas que podem auxiliar sua clínica no marketing de conteúdo como o WordPress para criar o seu blog. A Mais Pacientes Brasil tem o seu blog em WordPress http://blog.maispacientes.com.br

E plataformas que te ajudam na criação, agendamento e monitoramento de conteúdos nas redes sociais, geração de leads através de landing page, criação de campanhas de e-mail marketing para relacionamento, Otimização de mecanismos de buscas (SEO) como a LeadLovers e a RDstation.

Email Marketing

E-mail marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes em massa, via e-mail. É o canal de comunicação e vendas com melhor relação custo-benefício. E-mail é como seu fosse um CPF no mundo digital.

O seu conteúdo criado será utilizado para distribuir aos seus potenciais clientes, listas de e-mails e pessoas que se cadastraram em seu site ou landing page. Através do e-mail marketing a sua clínica pode criar relacionamento com seus pacientes, promover conteúdos e ganha visibilidade perante eles e se torna uma forma de ser lembrado positivamente, quando se envia conteúdos de valor.

Uma forma barata da sua clínica chegar aos seus futuros pacientes e fazer a prospecção deles. Pode ser chato receber muitos e-mails, mas ainda é um sucesso e muito aplicado nos negócios. Utilize a pessoalidade na hora de escrever seus e-mails para criar conexão com quem está recebendo.

Métricas do e-mail marketing

– Taxa de abertura

– Taxa de clique

– Tamanho da base de e-mails      

Quando se compra alguma ferramenta de e-mail marketing você deve saber que existem 2 tipos de e-mail marketing que podem ser enviados:

E-mail marketing transacional

servem como uma espécie de autorresposta do sistema para uma ação ou transação realizada. São muito utilizados por empresas que enviam estes e-mails para contatos, leads (potenciais clientes) ou clientes, para auxiliar no processo de follow up (acompanhamento) uma vez que uma ação de determinado usuário foi realizada em seu site.

E-mail direto

É uma técnica de e-mail marketing que ocorre quando as campanhas de e-mail são enviadas diretamente para os clientes em potencial.

Redes Sociais

As redes sociais são a sensação do momento e as pessoas de todas as gerações estão conectadas, desde a revolução com o Orkut, o mundo mudou e cada dia novas redes sociais aparecem conectando e interagindo as pessoas.

Facebook e Instagram é uma febre mundial e quase todo mundo tem uma conta na rede social, e pode ter certeza que o seu paciente, o seu potencial cliente está conectado em uma destas duas redes sociais.

Promover a sua clínica nestes 2 canais é certeza de sucesso como uma estratégia bem definida e assertiva, pois esse canal é uma poderosa ferramenta de marketing de relacionamento entre a sua clínica e os seus pacientes.

Você já sabe quem é a persona da sua clínica?

Uma dica fundamental não compre seguidores, você já deve ter visto Instagram de clínicas com muitos seguidores e pouco engajamento em seus posts e stories, porque tem seguidores comprados e isso impacta diretamente na definição da sua persona para o Instagram.

Identificar a persona da sua clínica é saber qual o publico alvo você deve atingir e em qual rede social seu público alvo está.

Ao contratar influenciadores digitais para sua clínica, deve alinhar influenciadores alinhados com a sua persona, isso faz com que você tenha mais resultados e atinja mais pessoas que tenham interesse nos seus serviços.

Quando for divulgar sua clínica invista em materiais de qualidade, contrate uma agência e mostre para o seu futuro paciente que sua clínica tem qualidade. Pense nas ações que serão realizadas, planeje antes de iniciar, pois toda a ação precisa de ter um resultado. Conteúdos de qualidade faz com que atraia mais visitantes para sua clínica. As pessoas e seus pacientes precisam conhecer os seus canais de digitais, facebook, Instagram, blog, e muitas das vezes não é divulgado pelas recepcionistas e até mesmo pelo próprio dentista, um seguidor da sua clínica, pode fazer o compartilhamento e atingir mais pessoas de forma orgânica sem investir em trafego pago, por isso produza um bom conteúdo e de preferência que viralize.

Direcionar as pessoas para o seu blog ou landing page vai aumentar seu trafego, mas existem algumas regras especificas de postagem nas redes sociais e você pode analisar diretamente nos seus aplicativos, eles te mostram as horas e os dias que as pessoas mais interagem com suas publicações, e mantenha uma rotina para as postagens da sua clínica.

Divulgue nos grupos do facebook da sua cidade seu conteúdo, utilize a sua equipe e familiares para te ajudar na divulgação e compartilhamento, quanto mais pessoas engajadas, maior será o seu resultado.

Pense em capturar leads nas redes sociais com ofertas e páginas de capturas. Sabemos que o CRO não permite valores, benefícios e vantagens, mas se você pensar um pouco mais, verá que isso é possível sem infringir o código de ética.

Contratar uma agência de marketing digital facilita todo o processo para desenvolver suas ações, mas nada impede de você começar fazendo você mesmo, se especializar é preciso.

CONSULTORIA DE PROSPECÇÃO DE PACIENTES

São muitas ferramentas do Marketing Digital para clínicas odontológicas para ser implantadas e as vezes isso dificulta o processo, pois atender pacientes, gerenciar uma clínica e ainda cuidar do Marketing Digital não é fácil, mas existe uma forma muito mais fácil de alcançar resultados burlando todo este processo e direto ao ponto o paciente sentado no seu consultório.

A Mais Pacientes Brasil, faz tudo isso, foco em prospecção ativa de pacientes, utilizamos todas estas estratégias do Marketing Digital para clínicas odontológicas para atrair pacientes segmentados que tem interesse em tratamentos odontológicos como Implante, Prótese e Aparelho Ortodôntico, encontramos o tal falado LEADS e esse leads ele passa por um processo de nutrição e qualificação para entender a dor e a necessidade desse LEAD para segmenta-lo e direciona-lo para sua clínica.

O paciente segmentado é agendado por uma central de agendamento de avaliações odontológicas nossa equipe de call center que agenda as consultas conforme a sua agenda e horários de funcionamento da sua clínica, e todos os dias nossa central junto com a nossa gerente de conta envia sua agenda até as 18hs do mesmo dia, assim você pode se preparar e saber quais são os atendimentos que você terá no dia seguinte.

Uma consultoria facilita todo o processo porque existe uma expertise de mercado e muito Nohow no processo que implica nos resultados. O processo de captação da Mais Pacientes Brasil é muito completo e uma das soluções mais diferentes e completas do mercado, pois o que o dentista mais precisa no seu consultório é de pacientes, e esse é o foco da Mais Pacientes Brasil, levamos no nome o nosso objetivo e o que levamos para as clínicas e consultório de todo o Brasil.

A prospecção demora em torno de 30 dias e você já começa a ter frutos dessa contratação após o 7º dia.

Fale com uma consultora da Mais Pacientes Brasil e realize um diagnóstico gratuito clicando aqui https://bit.ly/3eEaP5x.

GOOGLE ADS

Também conhecido como Google Adwords, é uma ferramenta para criar anúncios através de links patrocinados na internet. As cobranças do Google ADS são por clique denominados CPC (custo por clique).

Através do Google ADS sua empresa pode se apresentar para o mundo e alcançar pessoas através das palavras chaves. Os anúncios são exibidos no Google conforme a pesquisa que a pessoa faz e usando as palavras chaves.

Para clínicas o Google ADS é fantástico e traz resultados incríveis e garante o posicionamento da sua clínica na internet.

Ao pesquisar no google clínicas odontológicas, apareceram as clínicas que anunciam na minha região, ou nível Brasil dependendo do investimento que a clínica faz e o alcance de pessoas que ela deseja. Se a pessoa clicar no seu anúncio, você paga por ele, ou seja, você pagar por clique.

O google se torna muito mais interessante do que o FACEBOOK e Instagram, pois nada melhor que mostrar o seu anúncio para a pessoa que busca pelo seu serviço. Caso você não tenha dinheiro para contratar uma agência para tal é possível pedir ajuda aos atendentes do google que te ajudam a configurar sua conta, mas é sempre importante uma agência com expertise em Google ADS com objetivo de melhorar os seus resultados e alcançar mais pessoas diminuindo o valor do seu CPC.

Você pode investir o quanto quiser e você começar clicando neste link https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/.

GOOGLE MEU NEGÓCIO

É a forma que você tem de trazer visibilidade para o seu negócio de forma gratuita e quando as pessoas pesquisarem pela sua empresa vai aparecer todos os dados da sua empresa, fotos, localização, site, avaliações.

Quando eu pesquiso uma de minhas empresas a Agenda Consulta eu consigo encontrar no Google todas as informações sobre ela, e isso traz mais credibilidade para a Jornada de compra do paciente.

Sua clínica precisar estar visível nos canais digitais e o google meu negócio pode ser o primeiro passo para se mostrar para o seu cliente e impactar sua jornada de compra.

SEO

Muitos dentistas devem se perguntar como aparecer na primeira página do google sem ter que investir em Google ADS, e o segredo está em SEO que significa (Search Engine Optimization) um conjunto de estratégias e táticas com objetivo de melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas no site do google e isso faz com que você atraia mais visitantes, gere mais trafego orgânico e alcança mais pessoas.

Para garantir esse posicionamento na primeira página do google é necessário técnicas, ferramentas e um especialista em SEO, pois existem mais 200 fatores que impactam o seu posicionamento nestes motores de buscas.  O especialista em SEO irão trabalhar ON Page otimizando seu site, e OFF Page, trabalhando link building.

SEO é essencial para sua clínica e é um investimento gera resultados positivos, como aumento de leads, avaliações odontológicas, ligações e agendamentos através de trafego orgânico.

SITE E LANDING PAGE

Site é o endereço da sua clínica on-line, quando o seu cliente digita o seu site ele encontra um monte de páginas hospedadas dentro do mesmo domínio. Tenha um site de qualidade para atrair mais visitantes e trabalhado por um SEO.

Landing page é uma página que tem como objetivo a conversão de paciente em lead por meio de uma chamada para a ação, através uma oferta, formulário de capturas, e-books, webinairs.

INBOUND MARKETING

Tem duas premissas básicas, atrair e fidelizar os pacientes.

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

ATRAIR através de uma landing page ou blog você deve criar conteúdos afim de gerar visitas e atrair o maior número de pessoas interessadas. Desta forma você começa a atrair pessoas que começam a se engajar com os conteúdos que sua clínica gera.

CONVERSÃO neste momento todos visitante atraídos deverão virar leads e esse leads se torna contatos para sua clínicas trabalhar através de uma call. No formulário de conversão você pode solicitar alguns dados como: Nome, WhatsApp, Tratamento Odontológico de interesse.

RELACIONAR a partir desse momento é preciso criar uma forma de se relacionar com o lead, seja através de uma call ou nutrir o lead com e-mails, SMS e entender o que o lead busca e deseja, e convence-lo a fazer uma visita ao dentista com intuito de fazer um check-up odontológico, saber como está a sua saúde bucal e visitar o dentista regularmente como o recomendado.

VENDER quando o lead comparece a avaliação e é avaliado pelo dentista, começa o processo de encantamento a partir da recepcionista que deve estar preparada pois ela faz parte da jornada de compra do paciente realizando um atendimento diferenciado com regras e padrões de atendimento. O dentista deve fazer uma avaliação completa, mostrando as causas e consequências de o paciente não realizar o tratamento para que o paciente entenda os riscos de não tratar e o que pode acontecer com a sua saúde bucal. Neste momento conhecer bem o cliente seguindo o protocolo do dentista é fundamental para trabalhar as objeções no momento de passar o orçamento e realizar o fechamento. Conhecer o seu paciente significa criar um relacionamento, e conquistar a sua confiança, lembre-se dessa regra CONHECER PARA CONFIAR e você COMPRA de quem CONFIA.

ANALISAR é muito importante neste momento saber quais estratégias estão funcionando, quais materiais estão convertendo, de onde estão vindo as avaliações odontológicas, saber dados e informações de quantos visitantes, leads, ligações, e-mails enviados, SMS enviados e avaliações odontológicas realizadas e orçamentos fechados, para entender onde você deve potencializar e ajustar para garantir melhores resultados.

Saber o seu ticket médio é importante para saber de quantos pacientes você precisa na sua clínica este mês para cumprir as metas de faturamento.

Fale com a gente e faça um diagnóstico da sua clínica.

Agende clicando neste link: https://bit.ly/322hxPS

2 comentários sobre “Marketing Digital para Clínicas Odontológicas”

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